Quase 6 mil veículos apreendidos na tríplice fronteira lotam pátio da Receita Federal em Foz do Iguaçu


Maioria foi usada em contrabando de produtos do Paraguai e Argentina. Só de janeiro a agosto, foram apreendidos mais de dois mil veículos, segundo Receita Federal. Falta espaço para armazenar tanto veículo apreendido pela Receita Federal na região da tríplice fronteira, em Foz do Iguaçu, PR
A quantidade de veículos apreendidos na região da tríplice fronteira Brasil, Paraguai e Argentina é a maior dos últimos 10 anos, de acordo com a Receita Federal. De janeiro a agosto, os agentes apreenderam mais de dois mil carros, ônibus, caminhões, vans e motos. Veja dados de outros anos mais abaixo nesta reportagem.
A maior parte dos veículos foi apreendida transportando mercadorias de forma ilegal para o Brasil.
✅ Siga o canal do g1 PR no WhatsApp
✅ Siga o canal do g1 PR no Telegram
As apreensões, somadas aos demais veículos que já estão em depósitos da Receita Federal de Foz do Iguaçu, no oeste do Paraná, chegam a quase 6 mil – falta espaço para armazenar todos eles. A superlotação fez com que até um campo de futebol da alfândega seja usado para guardar os veículos
Do alto, a cena pode se confundir com o pátio de uma montadora, mas é o depósito da Receita Federal localizado na fronteira com o Paraguai e a Argentina.
Um dos locais de entrada destes produtos é a Ponte da Amizade, que conecta Foz do Iguaçu a Cidade do Leste, no Paraguai, conhecida pelo turismo de compras.
Entre os mais de 40 mil veículos que cruzam o local diariamente, chama a atenção o crescimento das apreensões de ilícitos encontrados em motocicletas, segundo a Receita Federal. Só neste ano, foram 359, valor que ultrapassa a soma entre os anos de 2022 e 2023, quando 71 foram apreendias.
Mais de 6 mil carros apreendidos lotam pátio da Receita Federal em Foz do Iguaçu
Reprodução RPC
Leia também:
Rebouças: Polícia investiga caso de aluna de 10 anos que morreu após passar mal em escola
Curitiba: Homem denunciado por matar jovem e jogar sabão em pó sobre o corpo foi preso após polícia encontrar digitais dele na cena do crime
Justiça: ‘Despejo’ do ator Mário Gomes de mansão no RJ é resultado de dívidas trabalhistas de 84 ex-funcionárias no Paraná
Veja a seguir as apreensões em anos anteriores:
2024: 2.071 veículos
2023: 1.307 veículos
2022: 855 veículos
2021: 1.393 veículos.
Um dos veículos apreendidos escondia mais de 120 celulares. Em outro caso, os agentes encontraram mercadorias ilegais avaliadas em R$ 100 mil, quase o valor do carro que transportava os produtos.
Segundo a Receita Federal, o aumento nas apreensões se deve a uma maior demanda por produtos de fácil transporte, como cigarros eletrônicos, que teve aumento de 390% nas apreensões.
“Nós tivemos um reforço na fiscalização por meio de servidores que vieram de um novo concurso público, e também por meio de ferramentas de inteligência, que proporcionam uma abordagem mais assertiva de alvos”, explicou o delegado-chefe da Receita Federal em Foz do Iguaçu, César Vianna.
Os veículos podem ser usados pelo órgão, leiloados, destruídos ou doados. Por causa do ano eleitoral, as doações ficam limitadas e uma quantidade maior acaba retira nos pátios.
Com leilões realizados apenas em 2024, a Receita federal já arrecadou mais de R$ 24,7 milhões.
Veículos apreendidos lotam pátio da Receita Federal em Foz
VÍDEOS: Mais assistidos g1 PR
Leia mais notícias da região em g1 Oeste e Sudoeste.

Bookmark the permalink.

Leave a Reply

Your email address will not be published. Required fields are marked *