Empresa é responsável por construções icônicas, inovações no setor imobiliário e lançamentos que são destaque nos 90 anos da cidade Plaenge e a construção do passado, presente e do futuro de Londrina
Divulgação/Plaenge
Londrina completa 90 anos de história no dia 10 de dezembro e a Plaenge faz parte desta celebração com a construção do próprio legado para a cidade.
Fundada em 1970 pelo engenheiro e pé-vermelho de coração, Ézaro Fabian, a construtora é baseada em valores que transparecem na cultura da empresa: fazer bem-feito, ser ético e útil, trabalhando em equipe e compartilhando a visão de longo prazo.
Após 54 anos, o resultado do trabalho é percebido em toda a cidade, com construções icônicas do passado, no presente e para o futuro.
Legado junto a Londrina
Ézaro Fabian e Roberto Furtado, CEO da Coca-Cola, na construção da fábrica em 1972.
Plaenge
A Plaenge deixou sua marca na construção civil da região desde as primeiras obras. A fábrica da Coca-Cola em Cambé (na imagem) e o Ginásio Moringão, por exemplo, foram construídos pela empresa.
Acompanhando o desenvolvimento da cidade, a construtora também foi a responsável pela entrega dos quatro viadutos da avenida Dez de Dezembro, que são um marco no urbanismo da cidade, como explica o diretor da Plaenge de Londrina, Marcelo Resquetti.
Esse projeto foi marcante tanto pela experiência adquirida quanto pelo fato de ter sido a primeira obra em Londrina a utilizar concreto protendido, além de ser a primeira vez que a Plaenge aplicou essa tecnologia em suas construções
Também faz parte do portfólio da marca os quatro prédios da Universidade Estadual de Londrina (UEL) e também a primeira escada rolante da cidade, instalada nas Lojas Americanas.
Inovações no mercado imobiliário
Atenta às necessidades do mercado imobiliário brasileiro, a Plaenge foi pioneira ao introduzir inovações que começaram na cidade e hoje ganharam o setor em todo o país.
São tecnologias que vieram para facilitar a vida de quem está em busca de um novo lar, como o sistema de plantas flexíveis e também as centrais de apartamentos decorados.
A Plaenge também foi a primeira do segmento a oferecer seguro de entrega. Criado nos anos 2000, essa era uma forma de mostrar que a construtora é uma empresa segura e capitalizada, garantindo mais segurança nas entregas dos empreendimentos.
Transformação pela gentileza urbana
A praça Pé Vermelho foi uma doação da Plaenge para a cidade como forma de homenagem à cidade, aos londrinenses e à natureza.
Plaenge
Como parte da cultura da empresa, a Plaenge também introduziu o conceito de gentileza urbana no entorno de seus empreendimentos em Londrina, desde o ano de 2010.
Na prática, essa é uma forma de transformar a região pelo paisagismo, integrando vida urbana à natureza e destacando as áreas verdes ao redor das construções.
Entre os espaços entregues estão a Praça Pé Vermelho e a Praça dos Pioneiros, no Alto da Palhano, que exaltam a história da cidade por meio de elementos como o desenho de calçada portuguesa, o petit pavet, as luminárias inspiradas em araucárias e um projeto de paisagismo com pés de café e árvores nativas.
Outro exemplo é o Plaenge Parque Urbano, um masterplan exclusivo desenvolvido em parceria com um dos maiores paisagistas brasileiros, Benedito Abbud.
Mais do que o propósito de construir sonhos, a Plaenge entrega espaços que se tornam o cenário ideal para a vida dos clientes, dentro e ao redor do lar.
Um olhar para o futuro
O crescimento da Plaenge também faz parte do futuro de Londrina, com inovações que chegam para marcar a identidade autoral da construtora na cidade.
Entre os lançamentos está o Parque das Artes, o primeiro condomínio horizontal em Londrina. Um complexo de lazer e bem-estar exclusivo, que chega para elevar o padrão de condomínios horizontais na cidade.
Apostando em arquitetura e design autoral, a Plaenge também firmou parcerias que estão transformando os empreendimentos e já rendeu prêmios internacionais, como explica o gerente regional, Rodolfo Sugeta.
Buscamos parcerias que consigam captar as nossas necessidades em relação a Londrina, ao terreno e às pessoas que irão viver em nosso empreendimento. Traduzimos as sensações que queremos ter ao vivenciar o projeto. Projetamos o futuro, tanto para o morador quanto para região. Sempre procuramos entender o comportamento da sociedade para antecipar desejos de mercado
Os empreendimentos Artesano e Paseo Santos, projetados junto ao Studio Ronaldo Rezende em Londrina, conquistaram por duas edições consecutivas o prêmio ‘International Property Awards’, a maior e mais prestigiada premiação do mercado imobiliário internacional.
A construtora também tem parceria com a LW Design Group de Dubai, que assina a arquitetura de interiores e os apartamentos decorados de Poema, Bossanova e Artesano, cujo projeto de interiores também foi reconhecido na premiação internacional.
Referência no Paraná e no Brasil
Em 2024, pelo 11º ano consecutivo, a Plaenge foi eleita pelo ranking Valor 1000 como a maior construtora do Sul do Brasil e também uma das 500 maiores empresas brasileiras.
Já no Paraná, a construtora avançou no ranking das maiores de Londrina, alcançando o quarto lugar entre as empresas da cidade que já foram classificadas no anuário.
Plaenge: há 54 anos transformando a história de Londrina
A Plaenge teve início em 1970 em uma sala no centro da cidade de Londrina e hoje ostenta a marca de maior construtora de capital fechado do país. O nome vem da junção das palavras ‘planejamento e engenharia’, que refletem o propósito de Ézaro, baseado em eficiência e planejamento.
Com um sólido projeto de expansão, a construtora leva o nome de Londrina para as principais cidades do Centro Sul do país: São Paulo, Curitiba, Londrina, Maringá, Joinville, Campo Grande, Cuiabá, Campinas e Porto Alegre. Desde 2009, é a única construtora com operações internacionais, presente também no Chile.
Plaenge e a construção do passado, presente e do futuro de Londrina
Bookmark the permalink.