Folhosas como alface e rúcula são mais sensíveis ao tempo. Agricultores investem em coberturas para proteger hortaliças de variações climáticas
As alterações no clima podem ser um grande problema na produção de hortaliças a céu aberto. Como alternativa, produtores do Paraná têm recorrido a coberturas para evitar maiores estragos.
✅ Siga o canal do g1 PR no WhatsApp
✅ Siga o canal do g1 PR no Telegram
Segundo o engenheiro agrônomo Rodrigo Bareta, as hortaliças são, basicamente, constituídas de água. Ou seja, o excesso de chuva deixa a planta mais mole, mais sensível.
Agricultores investem em coberturas para proteger hortaliças de variações climáticas.
Caminhos do Campo/RPC
Luiz Siromi Kimura cultiva hortaliças na região de Cascavel há 20 anos e, mais recentemente, começou a buscar alternativas para proteger a produção.
“Infelizmente, precisa, devido aos efeitos climáticos que estão cada vez mais intensos. Há três anos, tive a dificuldade de produzir rúcula a céu aberto devido ao clima, toda vez que chovia, dava problema”, comenta Kimura.
O produtor colhe cerca de 2,5 mil pés de hortaliças diariamente, entre alface, rúcula e almeirão. A solução encontrada para manter a produção foi uma tela, que ajuda a proteger das chuvas fortes e sol intenso que estragam as folhas.
“Foi a luz no fim do túnel”, comenta.
Vídeos mais assistidos no g1 PR:
Leia mais notícias em g1 Paraná.
Agricultores do PR investem em coberturas para proteger hortaliças de variações climáticas
Bookmark the permalink.