Inspirados na série ‘The Office’, vídeos que mostram rotina de pastelaria de Maringá conquistam clientes e seguidores


Com ‘The Pastelaria’, os seguidores da barraca saltaram de 2 mil para 15 mil. Sucesso também refletiu nas vendas, que aumentaram em 15%. Jovem cria série inspirada em The Office, mostrando rotina de pastelaria em Maringá
A tradicional pastelaria da família da Suzane de Oliveira Iano, de 21 anos, vem conquistando clientes e seguidores. Não apenas pelo sabor do pastel, que é vendido há mais de 30 anos em Maringá, no norte do Paraná, mas também com vídeos em redes sociais que mostram o cotidiano da barraca e foram inspirados em na série “The Office”. Assista no vídeo acima.
✅ Siga o canal do g1 PR no WhatsApp
✅ Siga o canal do g1 PR no Telegram
Suzane, que é a gerente do estabelecimento, é fã do seriado e decidiu mostrar a rotina do trabalho ao lado da equipe e clientes com criatividade e descontração. E assim, a série “The Pastelaria” surgiu, inspirada no sitcom britânico de 2001, mas que ganhou destaque na versão norte-americana anos mais tarde.
A série original se passa dentro de um escritório em um formato de pseudodocumentário. Em “The Pastelaria”, o escritório é a feira-livre, onde os funcionários e clientes interpretam situações engraçadas que envolvem o dia a dia da barraca.
“Eu sou muito fã da série. Ela é minha inspiração até para gerenciar a barraca. Como The Office trata do trabalho de uma forma mais descontraída, achei que seria legal fazer isso com a pastelaria e deu certo”, contou ao g1.
Suzane se inspirou na série The Office para criar os vídeos
Eduardo Cavalari – RPC
Em pouco mais de dois meses, os seguidores do perfil do Elson Pastel, como é chamada a pastelaria da família, saltaram de pouco mais de 2 mil para 15 mil. E apesar do público ser de várias partes do Brasil, o sucesso também se reflete nas vendas em Maringá, que aumentaram em 15%.
Além de criar os roteiros e editar os episódios, como protagonista das esquetes, Suzane também ganhou fama. A gerente é uma das mais procuradas pelos clientes que frequentam a pastelaria, que pedem fotos, e até uma participação nos episódios. Nesses dois meses, o número de seguidores saltou de pouco mais mil para quase meio milhão.
“Aos poucos está aumentando o movimento de pessoas querendo nos conhecer. A gente tenta ser o mais solícito possível. Às vezes eu não consigo, por causa do movimento, mas acho que o pessoal entende”, explicou.
Outra novidade que conquistou seguidores foi a vinheta de abertura dos vídeos. Enquanto a original mostra particularidades da cidade de Scranton, na Pensilvânia, onde a história se passa, Suzane reproduziu a ideia destacando pontos turísticos de Maringá, como a icônica Catedral Municipal, o Parque do Japão e cenas na pastelaria.
Suzane passou a ser reconhecida por cliente por causa dos vídeos sobre a pastelaria
Izabelly Fernandes
Vídeos ajudaram na crise
Os vídeos já tinham ajudado a manter a pastelaria durante toda a dificuldade causada pela pandemia da Covid-19, mas até então eram com outro formato. Mesmo sendo tímida, Suzane conta que viu as redes como uma aposta para alavancar o negócio da família de forma contínua.
“Eu sempre gostei de audiovisual. Então eu pensei em usar isso para ajudar a minha família, mas queria algo diferente do que todo mundo faz e que não fosse uma obrigação e descobri isso em The office, que também é uma das minhas paixões”, contou ao g1.
E todo mundo topou. Mesmo não conhecendo o seriado, os funcionários da pastelaria aceitaram participar do projeto e da criação dos episódios ao lado de Suzane durante o expediente.
Michelle Kayla Veira, de 23 anos, é uma delas. Entre um pedido e outro, cada vídeo é gravado durante o trabalho na feira e sempre é inspirado em um episódio de referência de The office.
“Acho que foi tudo muito natural, a gente já estava acostumado a brincar com a Suzi. Pra mim é muito legal participar dos vídeos, pois já fiz artes cênicas e consigo colocar em prática. Mas o nosso trabalho é puxado, então a gente só consegue gravar em feiras menos movimentadas”, contou.
Michele é uma das funcionárias da barraca e participa dos vídeos
Eduardo Cavalari – RPC
Suzane explica que começou publicando o primeiro episódio em seu perfil pessoal. Ela só não imaginava que a ideia daria tão certo. Diante do sucesso, passou a replicar as publicações para o perfil da pastelaria.
Negócio da família
A pastelaria está na vida de Suzane desde a infância. Antes mesmo dos pais se casarem, o pai Elson já trabalhava com a venda de pastéis. Depois que o casal passou quatro anos no Japão, voltaram ao Brasil e continuaram com o empreendimento.
“Com 15 anos eu já comecei a gerenciar a barraca, enquanto meu pai ficava na produção dos pastéis. The office me ajudou até nisso. Eu me inspirei no Michael Scott, que é o gerente da empresa Dunder Mifflin na série, e vi que não precisava ser tão séria para ser respeitada. Eu poderia soltar um pouco mais o freio”, contou ao g1.
Mesmo impressionados com as ideias da filha, Suzane conta que hoje os pais são seus maiores fãs.
Reconhecimento
Os vídeos não só proporcionaram mais clientes e seguidores para a pastelaria, mas também trouxeram reconhecimento para Suzane. Ela passou a ser abordada pelas ruas de Maringá, por pessoas que elogiam as produções e também foi reconhecida por outros produtores de conteúdo na internet.
“Já fui abordada no aeroporto, no centro, e isso pra mim ainda é muito absurdo. Eles falam: ‘Nossa seus vídeos trazem muita alegria, muito obrigada’. Isso é uma satisfação muito grande para mim. Além disso, pessoas que me inspiram e eu admiro na internet também já vieram me elogiar. Isso não tem preço”, comentou.
A maioria dos seguidores são de outras cidades, como São Paulo, Brasília, Maceió, Recife. Por isso, um dos objetivos de Suzane é expandir a pastelaria para outras regiões do Brasil.
E “The Pastelaria” vai continuar? Segundo Suzane, sim. A meta da jovem é começar a fazer episódios mais longos e cogita em produzir uma série para outras plataformas da internet.
Vídeo mostram a rotina da pastelaria de uma forma divertida e descontraída
Reprodução
Redes sociais podem ser aliadas dos negócios
Assim como aconteceu com Suzane, utilizar as redes sociais podem aproximar os empresários de seus clientes. Mas para construir uma boa relação, é necessário estar atento ao perfil do consumidor, segundo o consultor do Sebrae, Nickolas Kretzmann.
“É importante que o empreendedor esteja presente nas redes de forma estratégica. Por isso é necessário um planejamento de publicações. Para isso, trace um plano de acordo com o seu público a ser atingido, saiba quais são os gostos e comportamentos dele, conte a história da empresa, traga depoimentos de outros consumidores e, por fim, mostre como o seu produto pode fazer a diferença na vida do seu cliente”, explicou ao g1.
Kretzmann relembra que há alguns anos, para ter essa proximidade com o cliente, era necessário que o empresário contasse com grandes investimentos na televisão ou em rádios. Em pequenas empresas, isso era quase impossível, segundo o consultor.
Contudo, com os smartphones presentes na vida da maioria das pessoas, e de forma individual, o especialista diz que é possível criar uma campanha customizada para cada perfil de cliente.
“Alguns estudos já mostram que os brasileiros são os que mais usam redes sociais e passam mais de três horas conectados em algum tipo de rede social ao longo do nosso dia. Por isso, além da presença digital, é necessário que o empreendedor adote uma constância de publicações, senão ele será esquecido e outras marcas tomarão seu espaço”, afirmou Kretzmann.
Para auxiliar o empreendedor, o consultor explica que o Sebrae possui dicas, informações e treinamentos que podem ser acessadas por meio do site da instituição. Além disso, os interessados também podem contar com as equipes de atendimentos presentes nos escritórios do Sebrae espalhados pelo Paraná.
VÍDEOS: Mais assistidos do g1 Paraná
Veja mais notícias em g1 Norte e Noroeste.

Bookmark the permalink.

Leave a Reply

Your email address will not be published. Required fields are marked *