Mais de 5 mil aves exóticas são resgatadas de situação de maus-tratos no Paraná


Resgate foi em Arapongas, cidade onde as ruas têm nome de aves como forma de homenagem. Aves eram mantidas em gaiolas sujas, algumas apresentavam sinais de desnutrição, ferimentos, cegueira e fraturas. Mais de 5 mil aves exóticas são resgatadas de situação de maus-tratos no Paraná
A Polícia Civil resgatou, nesta sexta-feira (11), mais de 5 mil aves em situação de maus-tratos em Arapongas, no norte do Paraná.
A cidade é conhecida como “Cidade dos Pássaros”, porque tem 1.600 ruas nomeadas com nomes de aves.
✅ Siga o canal do g1 PR no WhatsApp
✅ Siga o canal do g1 PR no Telegram
Segundo a polícia, uma vistoria constatou que as aves eram mantidas em condições inadequadas, com gaiolas sujas, ração mofada e com larvas, excesso de aves na mesma gaiola, falta de iluminação natural e acúmulo de fezes e urina.
Conforme o delegado Anderson Seiji Kudo, algumas aves apresentavam sinais de desnutrição, ferimentos, cegueira e fraturas. Também foram encontrados animais mortos no local.
Cerca de 500 aves em situação crítica foram resgatadas e encaminhadas a um centro veterinário para tratamento.
Aproximadamente 35 coelhos e 30 porquinhos-da-índia também foram recolhidos no local. Eles apresentavam sinais de doenças, como sarna e cegueira, conforme Kudo.
Dois homens, de 27 e 51 anos, foram identificados como os responsáveis pelos animais. Eles foram encaminhados à delegacia, onde assinaram um Termo Circunstanciado por Infração Penal (TCIP) pelo crime de maus-tratos aos animais e foram multados.
Um deles informou aos policiais que é criador a 20 anos e que vende os animais para todo o Brasil.
A ação foi feita em conjunto com a Guarda Civil Municipal Ambiental, Polícia Militar Ambiental e uma veterinária de Londrina.
LEIA TAMBÉM:
Capacitismo: Estudantes de Direito são investigadas por ofensas a colega cadeirante em vídeos
Crime: Homem de 28 anos é preso por estupro de vulnerável por ‘namorar’ adolescente de 13 anos
Investigação: Stalker que fez mulher perder emprego e namorado mandou 600 Pix em um dia para se comunicar com outra vítima, diz delegado
Mais de 5 mil aves exóticas são resgatadas de situação de maus-tratos no Paraná
Bianca Mendonça/PCPR
Como denunciar maus-tratos?
A polícia reforça que situações de maus-tratos aos animais devem ser denunciadas. É possível registrar um boletim de ocorrência online no site da Polícia Civil.
Para denunciar, é necessário que o crime esteja acontecendo ou tenha existido abuso, maus-tratos, ferimentos propositais de animais silvestres, domésticos ou domesticados, nativos ou exóticos.
É possível também fazer a denúncia de forma anônima por meio do Disque-Denúncia 181, via telefone ou site, ou telefone 197 da Polícia Civil.
Mais de 5 mil aves exóticas são resgatadas de situação de maus-tratos no Paraná
Bianca Mendonça/PCPR
VÍDEOS: Mais assistidos do g1 Paraná
Leia mais notícias no g1 Paraná.

Bookmark the permalink.

Leave a Reply

Your email address will not be published. Required fields are marked *