Banda concorre na categoria ‘Melhor Álbum de Rock ou de Música Alternativa em Língua Portuguesa’, com a obra ‘Ontem Eu Tinha Certeza (Hoje Eu Tenho Mais)’. Jovem Dionísio comemora indicação ao Grammy Latino
Os curitibanos da banda Jovem Dionísio ainda estão processando a notícia da indicação ao Grammy Latino na categoria “Melhor Álbum de Rock ou de Música Alternativa em Língua Portuguesa”, com a obra “Ontem Eu Tinha Certeza (Hoje Eu Tenho Mais)”.
“Esse disco é a gente trabalhando em prol de cada música, a gente tentando fazer cada música ser a melhor música que a gente conseguisse fazer daquela ideia. Tratando com muita atenção e carinho cada uma das ideias que a gente estava tendo. A gente sempre trabalhou pensando em fazer a melhor música que a gente consegue. Talvez, essa indicação foi alguém que entendeu as coisas que a gente estava tentando fazer com as músicas”, afirma o vocalista Bernardo Pasquali.
✅ Siga o canal do g1 PR no WhatsApp
✅ Siga o canal do g1 PR no Telegram
A banda é formada por cinco amigos de infância: Bernardo Pasquali (voz), Bernardo Hey (teclados), Gabriel Mendes (bateria), Gustavo Karam (baixo) e Rafael Dunajski (guitarra).
Os indicados foram anunciados na última terça-feira (17). A cerimônia que revelará os vencedores seráem 14 de novembro, em Miami.
O disco indicado parece beber de várias fontes musicais e poéticas.
No álbum é possível encontrar guitarras “Mac Demarquianas” que poderiam passar despercebidas no começo de “passeando no seu jeito”, pitadas de brasilidades em várias melodias, e batidas mais eletrônicas no hit “tô bem” – que explodiu no TikTok e repetiu a sina que a banda alcançou com “Acorda Pedrinho” em 2022.
Nas composições, ode à amizade, à “vida pequena”, e ideias um tanto quanto leminskianas. Em outras canções, algumas letras que poderiam beirar o piegas, mas que pegam em um lugar que qualquer pessoa que passa por uma paixão ou desilusão já esteve.
De todos os ingredientes presentes na obra, a amizade parece ser um dos principais combustíveis para as criações da banda.
“Eu só tenho a banda para divertir com meus amigos e daí as coisas vão acontecendo. Estou com a rapaziada e a nossa banda, e ‘simbora’ trabalhar junto, fazer o que a gente gosta, e aproveitar juntos”, diz o tecladista Bernardo Hey.
É com este clima que os jovens músicos de Curitiba começaram o planejamento para a viagem a Miami. Levando o prêmio para casa ou não, eles já se consideram campeões.
“A partir de agora, se ganhar ou não ganhar, tanto faz. Se ganhar, a gente vai comemorar um monte, é lógico. Pô, tomar uma cerveja dentro do Grammy, quem nunca quis? Obviamente a gente vai comemorar se ganhar, mas a melhor parte a gente já garantiu que é fazer uma viagem com os nossos amigos”, diz o vocalista.
LEIA TAMBÉM:
Oportunidade: Paraná tem mais de 410 vagas abertas em concursos públicos e processos seletivos
Entenda: STF decide que lei do Paraná que limita entrada de mulheres na PM é inconstitucional
Vídeo: Empresário é sequestrado após acidente de carro em Curitiba
Indicação ao Grammy Latino de café da manhã
Banda Jovem Dionísio, de Curitiba (PR)
Reprodução/Redes Sociais
A notícia da indicação chegou por meio de Enricco Pasquali, empresário da banda e irmão do vocalista, ainda pela manhã.
Segundo BerHey, o entusiasmo com a indicação transformou uma terça-feira comum em dia de festa.
“A primeira conversa do dia foi a gente descobrindo que estava sendo indicado ao Grammy. Na minha cabeça pelo menos [a ficha] vai caindo em pedaços. Quando o meu irmão falou a primeira vez eu fiquei meio ‘mas será que já é quem viaja ou ainda tem mais uma fase?’. Metade do dia eu fiquei tentando entender, outra metade eu quase entendi. É isso. Agora só Miami mesmo”, lembra Bernardo Pasquali.
O baixista Gustavo conta que estava dormindo e não viu a ligação do empresário e, ao acordar, demorou um pouco para descobrir o motivo de tantas mensagens e comemorações.
“Quando acordei, não estava entendendo nada. Acordei completamente perdido e vi um grupo no WhatsApp em que alguém disse ‘parabéns piazada’, só que não falou porquê. Ai eu fiquei: ‘Como assim?'”, conta Karam.
Um pedaço de cada e de casa
Jovem Dionísio fala sobre processo de produção do álbum indicado ao Grammy Latino
A banda recorda que o processo de criação do disco durou cerca de um ano e quatro meses. A convivência entre os cinco, intensificada pela turnê da banda, influenciou a troca de referências entre os integrantes e o próprio álbum.
“O disco é o resultado da interligação de todos esses gostos que a gente tem, que são bem diferentes, mas têm alguns lugares em comum. São nesses lugares que as músicas são montadas”, detalha Ber Pasquali.
O “processo prático” de produção do “Ontem Eu Tinha Certeza (Hoje Eu Tenho Mais)” conta com toques paranaenses não apenas nas referências, – já que retrata diversos símbolos da capital e faz, inclusive, homenagem a Paulo Leminski, – mas também fisicamente: a banda passou por outras cidades do Paraná, como Morretes, Campina Grande do Sul e Bocaiúva do Sul.
Parte da produção do material também foi feita em São Paulo.
Mesmo 35 anos após morte de Leminski, família continua recebendo materiais inéditos: ‘É como se ele estivesse conversando com a gente de novo’
A banda destaca também a criação do álbum contou com muitos trabalhadores da cultura paranaenses.
“Esse disco é um disco que foi feito por muitas mãos e muitas pessoas, muita gente muito talentosa e muita gente daqui de Curitiba. A gente agradece a todo o ambiente cultural e também artístico que a gente tem aqui em Curitiba, que é munido de artistas muito bons e profissionais muito bons que conseguiram somar com a gente para fazer um projeto tão bonito assim”, diz Pasquali.
“Viva Curitiba e o Paraná”, comemora Rafael Dunajski.
Jovem Dionísio concorre com outros nomes de peso
Jovem Dionísio concorre a categoria “Melhor Álbum de Rock ou de Música Alternativa em Língua Portuguesa” no Grammy Latino
Divulgação
Na mesma categoria que os paranaenses concorrem, estão:
Erasmo Esteves – Erasmo Carlos
No Rastro de Catarina – Cátia de França
Me Chama de Gato Que Eu Sou Sua – Ana Frango Elétrico
Ontem Eu Tinha Certeza (Hoje Eu Tenho Mais) – Jovem Dionísio
Lagum Ao Vivo – Lagum
O tecladista BerHey destaca a alegria de estar junto a estes nomes e Ber Pasquali diz acreditar que concorrer com artistas consagrados como Erasmo Carlos é, também, um reconhecimento.
“É só ficar muito feliz de ver que outras pessoas escutaram o nosso disco e botaram ele no mesmo nível de qualidade do que um disco do Erasmo. A gente sempre tratou as nossas músicas com o maior carinho que a gente pudesse, com a maior atenção que a gente tivesse, então ver que outras pessoas também trataram dessa forma é muito bom”, afirma.
LEIA MAIS SOBRE CULTURA NO PARANÁ:
‘Atrapalhar a divulgação dessas conspirações’, diz integrantes da banda paranaense Terraplana
Djavan revela hábito de passear tarde da noite durante turnês e mudanças no processo de criação
Edu Lobo fala sobre músicas criadas para espetáculo O Grande Circo Místico: ‘Sem falsa modéstia, acho que foi um belo trabalho’
Mais paranaenses na premiação
As paranaenses Jenni Mosselo e Mobi Colombo também são indicadas ao Grammy Latino
Reprodução/Instagram
Além da Jovem Dionísio, outras duas paranaenses foram indicadas em categorias do Grammy Latino: a cantora Mobi Colombo, de Santa Fé, no norte do estado, e Jenni Mosselo, de Curitiba.
Mobi Colombo concorre na categoria “Melhor álbum de engenharia de gravação”, com a sua obra “Era Uma Vez”.
A paranaense participou do The Voice Brasil, em 2019, chegando à semifinal do reality.
Nomeada pela 5ª vez, Jenni Mosello recebeu indicações em quatro categorias: Melhor Canção em Língua Portuguesa por “Chico” (interpretação de Luísa Sonza) e Melhor Interpretação Urbana em Língua Portuguesa por “Fé nas Maluca” (MC Carol e IZA).
Além disso, “Afrodhit” (IZA) e “Escândalo Íntimo” (Luísa Sonza), com composições de Mosello, foram indicados para Melhor Álbum de Pop Contemporâneo em Língua Portuguesa.
Grammy Latino 2024: Veja a lista de todas as categorias com nomes brasileiros
VÍDEOS: Mais assistidos do g1 Paraná
Leia mais notícias do g1 Paraná.
Jovem Dionísio comemora indicação ao Grammy Latino: ‘A gente sempre trabalhou pensando em fazer a melhor música’
Bookmark the permalink.