Número mais do que dobrou nos últimos quatro anos no estado. Advogado dá dicas para quem vai escolher em quem votar pela primeira vez. Cresce o número de jovens eleitores em 2024 no Paraná
As eleições municipais de 2024 podem levar às urnas mais de 73 mil adolescentes de 16 e 17 anos aptos a votar no Paraná. A fatia do eleitorado com essa faixa de idade mais do que dobrou de 2020 para cá, quando 36.725 jovens eleitores participaram do pleito.
O voto é facultativo para quem tem 16 e 17 anos e só é obrigatório a partir dos 18 anos.
✅ Siga o canal do g1 PR no WhatsApp
✅ Siga o canal do g1 PR no Telegram
Entre os estreantes destas eleições está Maurício Fernandes, de 16 anos. Embora os amigos não queiram votar como ele, Maurício diz que foi motivado pela família a exercer o direito de voto antes mesmo da maioridade. Veja o relato no vídeo acima.
“Muitos jovens nesta idade não querem participar da política, porque acham que é perda de tempo. Só que, querendo ou não, elegendo os políticos, nós definimos quem vai cuidar do nosso país. Então, é essencial que a gente – e mais para o futuro vai ser mais a gente mesmo – consiga manifestar nossa opinião para tentar ajudar a fazer um país melhor”, diz.
O avanço dos adolescentes eleitores no Paraná segue movimento semelhante ao vivido nacionamente. O número de eleitores de 16 e 17 anos cresceu 78% de 2020 para 2024, quando mais 1,8 milhão de pessoas dessa faixa etária estão habilitadas a votar.
Desde 2021, uma norma do Tribunal Superior Eleitoral (TSE) passou a permitir que jovens de 15 anos tirem o título de eleitor. No entanto, esses eleitores só podem efetivamente votar a partir dos 16 anos de idade.
Quem pretende tirar o título pela primeira vez deve comparecer ao cartório eleitoral até 150 dias antes do primeiro turno de cada eleição para coletar a biometria.
Cenário nos municípios
A capital concentra a maior parcela dos eleitores adolescentes no Paraná. Na outra ponta, Nova Aliança do Ivaí tem o menor número, com 25 eleitores dessa faixa etária.
Confira no mapa quantos eleitores de 16 e 17 anos estarão aptos a votar em 2024 nas principais cidades do estado:
Distribuição de eleitores de 16 e 17 anos nas principais cidades do PR
Artes/RPC – Gabriel Trinetto Pedrão
LEIA MAIS:
Motorista bêbada invade contramão, causa acidente e mata motoboy em Curitiba; VÍDEO
Imposto de Renda: Receita Federal libera consulta do 5° lote de restituição para 25 mil contribuintes do Paraná
Me representa?
Para o diretor da Escola Paranaense de Direito e secretário geral da Academia Brasileira de Direito Eleitoral e Política (ABRADEP), Luiz Gustavo de Andrade, o crescimento da busca de jovens pela política deriva justamente da falta de representatividade em cargos públicos. Veja análise no vídeo abaixo.
Conforme dados da Justiça Eleitoral, apenas 1,8% dos candidatos às eleições municipais deste ano tem até 30 anos de idade.
“Me parece que isso acaba refletindo, não só em termos brasileiros, mas em termos mundiais, numa falta de representatividade da população jovem e, por consequência, numa falta de políticas públicas para essa população jovem”, diz.
Jovens buscam representatividade em políticas públicas
Polarização política
Adolescentes que estão com 16 ou 17 anos atualmente cresceram em meio a uma polarização política. Para o especialista em direito eleitoral Luiz Gustavo de Andrade, a divergência entre opiniões políticas extremas foi responsável por desunir inúmeros grupos e famílias.
O interesse jovem pelo título de eleitor é fruto do desejo de participar do processo político e tentar mudar essa realidade, segundo Andrade.
“Essa polarização acabou afetando as próprias famílias, dividindo famílias. Eu acho que o jovem que passou por isso nas eleições de 2020 e nas eleições de 2022 não quer mais isso. Então, tá tentando buscar outras alternativas, novas respostas”, destaca.
LEIA TAMBÉM
Jogo Eleitoral: veja o que pensam os candidatos a prefeito nas maiores cidades do Paraná
Em um mês: Paraná registra mais de três mil denúncias de propaganda eleitoral irregular
No caso de Maurício, a vontade de participar das eleições e escolher opções que o representem veio desde cedo.
Ele conta que a família nunca o orientou como pensar, mas o motivou a compreender e participar do processo eleitoral assim que fosse possível.
“A minha família sempre me impulsionou a pensar nessa questão política. A gente nunca foi muito extremo, nem de um lado e nem de outro. Meus pais sempre me fizeram pensar e nunca me criticaram por nada que eu pensava. Então, desde pequeno, sempre quis tirar o título de eleitor e poder votar”, afirma.
Por onde começar
Urna eletrônica
Reprodução
Para orientar os jovens que votam pela primeira vez neste ano, o especialista em Direito Eleitoral Luiz Gustavo de Andrade cita algumas dicas:
Verifique as opções de candidatos disponíveis
Saiba quais são os cargos em disputa
Entenda quais as atribuições de cada cargo
Pesquise as propostas de cada candidato
Conheça a vida política dos candidatos
O g1 tem duas ferramentas que podem ajudar o eleitor na hora de decidir o voto. O “Quem eu escolho” reúne candidatos a prefeitos e a vereador de todas as cidades do país.
O “Jogo Eleitoral” está disponível para a disputa em seis cidades do Paraná. Veja quais.
Andrade também destaca ainda o Jogo da Eleição como incentivo para jovens conhecerem o processo eleitoral. O projeto é mantido pelo Instituto Mais Cidadania, da Escola Paranaense de Direito, e pelo Tribunal Regional Eleitoral do Paraná (TRE-PR) –
“A gente leva jovens de 14, 15 anos para dentro do TRE-PR para eles verem como que funciona o processo eleitoral. Desde o registro de candidatura até a posse. Para eles entenderem para que serve o partido político, o que cada mandatário faz quando está no poder”, explica.
O especialista fala que as escolas geralmente são convidadas pela Justiça Eleitoral para conhecer o jogo disponível na sede do tribunal, mas que as instituições interessadas também podem buscar pela Escola Judiciária Eleitoral para participar.
VÍDEOS: Mais assistidos g1 PR
Leia mais notícias da região em g1 Paraná.
Mais de 73 mil eleitores de 16 e 17 anos podem votar nas eleições 2024 no Paraná: ‘Tentar ajudar a fazer um país melhor’
Bookmark the permalink.