Oito candidatos participaram do debate da RPC nesta quinta-feira (3). Veja bloco a bloco. Oito candidatos à Prefeitura de Curitiba no debate da RPC
Giuliano Gomes/PR Press
O debate realizado pela RPC com oito candidatos à Prefeitura de Curitiba na noite desta quinta-feira (3) teve troca de acusações entre os participantes em meio às discussões de propostas para a cidade. O primeiro turno das eleições municipais é neste domingo (6).
O debate foi mediado pelo jornalista Wilson Soler, da RPC, e abordou temas como a saúde, a educação, o transporte público e a habitação. Veja a íntegra de cada bloco a seguir.
✅ Siga o canal do g1 PR no WhatsApp
✅ Siga o canal do g1 PR no Telegram
Como prevê a lei eleitoral, a RPC convidou os seis candidatos com representatividade mínima no Congresso Nacional. Além deles, o debate contou com a presença de mais dois candidatos que, apesar de não terem representatividade, apareceram entre os cinco primeiros colocados nas duas pesquisas do Instituto Quaest, contratadas pela RPC e registradas na Justiça Eleitoral (PR-06447/2024 e PR-07358/2024).
Os participantes foram:
Cristina Graeml (PMB)
Eduardo Pimentel (PSD)
Luciano Ducci (PSB)
Luizão Goulart (Solidariedade)
Maria Victória (PP)
Ney Leprevost (União Brasil)
Professora Andréa Caldas (PSOL)
Roberto Requião (Mobiliza)
O debate foi dividido em quatro blocos. A ordem das perguntas em cada bloco e das considerações finais foi definida por sorteio, na presença de todos os representantes dos partidos.
No primeiro e no terceiro blocos, o tema da pergunta foi livre. No segundo e no quarto, os temas foram os elaborados pelo núcleo de eleição da RPC e foram sorteados antes da participação de cada candidato.
Após as respostas, houve espaço para réplicas e tréplicas. No fim do último bloco, os oito candidatos puderam fazer as considerações finais.
LEIA TAMBÉM:
Governo volta atrás e cancela Lei Seca no Paraná durante eleições; venda e consumo de bebidas alcoólicas são autorizadas
Chá revelação com 600 drones pode custar quase meio milhão de reais, diz empresário
Homem morre após ser prensado por empilhadeira em mercado do Paraná
O modelo de debate da Rede Globo para o ano de 2024 prevê o número máximo de 8 candidatos participantes. As regras foram apresentadas pela direção de jornalismo e departamento jurídico da emissora em 24 de setembro aos representantes dos oito candidatos, que aprovaram os critérios. Confira os destaques a seguir.
Oito candidatos à Prefeitura de Curitiba participam do debate da RPC
Giuliano Gomes/PR Press
1º bloco
No primeiro bloco o tema das perguntas foi livre. Ao longo do debate, os questionamentos e respostas dos candidatos abordaram temas como a nova licitação do transporte público e a redução da tarifa, a demanda por vagas em creches e a parceria com o setor privado na educação, medidas para a segurança pública, atenção básica na saúde e ainda mudanças no uso de radares de trânsito. Veja a íntegra:
Veja o primeiro bloco do debate da RPC com candidatos à Prefeitura de Curitiba
2º bloco
No segundo bloco o tema das perguntas foi sorteado entre assuntos elaborados pelo núcleo de eleição da RPC. As perguntas abordaram: pessoas em situação de rua, pavimentação das ruas, espera por consulta com especialistas, radares, tarifa do transporte público, prevenção de enchentes, defesa dos animais e creches. Veja a íntegra:
Veja o segundo bloco do debate da RPC com candidatos à Prefeitura de Curitiba
➡️Quem eu escolho? Ferramenta do g1 ajuda eleitor a decidir em quem votar nas Eleições 2024
3º bloco
Assim como no primeiro bloco, no terceiro os candidatos puderam escolher sobre quais temas perguntariam. Foram abordadas propostas para a saúde pública, relacionadas a ocupações irregulares e políticas habitacionais, ações voltadas aos idosos e uso de recursos do governo federal. Veja a íntegra:
Veja o terceiro bloco do debate da RPC com candidatos à Prefeitura de Curitiba
✏️Veja mais: Conheça propostas dos candidatos à Prefeitura de Curitiba para áreas como saúde e educação
4º bloco
Assim como no segundo bloco, no quarto o tema das perguntas foi sorteado entre assuntos elaborados pelo núcleo de eleição da RPC. As perguntas abordaram: a preservação dos rios, atendimento e ampliação das Unidades de Pronto Atendimento (UPA), ocupações irregulares e políticas habitacionais, revitalização do centro da cidade, Estar, atuação da Guarda Municipal e transparência dos gastos públicos. Veja a íntegra:
Veja o quarto bloco do debate da RPC com candidatos à Prefeitura de Curitiba
⏩ Pós debate: Candidatos à Prefeitura de Curitiba avaliam último debate antes das eleições 2024 como oportunidade para aprofundar propostas
Considerações finais
A ordem das considerações finais também foi definida em sorteio. Cada candidato teve 1’15” de fala. Confira:
Maria Victória (PP)
Nas considerações finais, a candidata pediu aos eleitores que comparem as propostas dos candidatos: “Nós temos o melhor plano de governo, ele foi construído com responsabilidade, com os pés no chão”. Veja o vídeo:
Veja as considerações finais da candidata Maria Victoria (PP) no debate da RPC
Eduardo Pimentel (PSD)
Nas considerações finais, o candidato defendeu que a administração da cidade precisa ser tratada com responsabilidade: “Com plano de governo eficiente, prudente, responsável, que caiba dentro do orçamento público municipal”. Veja o vídeo:
Veja as considerações finais do candidato Eduardo Pimentel (PSD) no debate da RPC
Luizão Goulart (Solidariedade)
Nas considerações finais, o candidato destacou sua trajetória profissional e política: “Eu já administrei uma cidade problemática, com muita responsabilidade e consegui fazer uma transformação na cidade”. Veja o vídeo:
Veja as considerações finais do candidato Luizão Goulart (Solidariedade) debate da RPC
Professora Andréa Caldas (PSOL)
Nas considerações finais, a candidata afirmou que a eleição ainda não está decidida e que haverá segundo turno: “O voto do primeiro turno é o voto com convicção, é o voto daquilo que te representa”. Veja o vídeo:
Veja as considerações finais da candidata Professora Andréa Caldas (PSOL no debate da RPC
Ney Leprevost (União Brasil)
Nas considerações finais, o candidato disse ser o único independente, moderado e “que, sem falta de modéstia, tem experiência para administrar Curitiba com eficiência e bondade”. Veja o vídeo:
Veja as considerações finais do candidato Ney Leprevost (União Brasil) no debate da RPC
Cristina Graeml (PMB)
Nas considerações finais, Cristina Graeml (PMB) afirmou que seu plano de governo é robusto e foi elaborado a partir de demandas que ouviu nas ruas: “Essa é a minha grande promessa: governar ouvindo pessoas”. Veja o vídeo:
Veja as considerações finais da candidata Cristina Graeml (PMB) no debate da RPC
Luciano Ducci (PSB)
Nas considerações finais, o candidato reforçou que o eleitor escolherá quem administrará a cidade pelos próximos quatro anos: “Não esqueça que não vai sentar na mesa de prefeito lá nem o Bolsonaro, nem o Lula, nem o Ratinho, nem o Greca. Vai sentar uma pessoa que tem experiência”. Veja o vídeo:
Veja as considerações finais do candidato Luciano Ducci (PSB) no debate da RPC
Roberto Requião (Mobiliza)
Nas considerações finais, o candidato disse estar na corrida à prefeitura por indignação: “Há momentos em que a paciência é a virtude, em outros a virtude é a paciência. Mas há momentos em que indignação é santa”. Veja o vídeo:
Veja as considerações finais da candidato Roberto Requião (Mobiliza) no debate da RPC
Os vídeos mais assistidos do g1 PR:
Leia mais notícias em g1 Paraná.
Debate de candidatos à Prefeitura de Curitiba tem troca de acusações e discussão de propostas para a cidade
Bookmark the permalink.